Afinal, por que se comemora o Dia Nacional da Fotografia em 8 de janeiro?

Sabemos que dia 8 de janeiro comemora-se algo relacionado à fotografia. Mas você sabe o quê? Dia da Fotografia, Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia. Afinal, dia 8 é dia do quê?

A resposta para esse questionamento é relativamente simples. Basta irmos na história da própria fotografia. No dia 19 de agosto é comemorado o Dia Mundial da Fotografia, pois foi nesse mesmo dia, em 1839, que foi anunciada oficialmente pelo governo francês a, até então novidade, fotografia, conforme R. D. Wood. Tratava-se do daguerreótipo (em inglês ‘daguerreotype’), invento de Louis-Jacques-Mandé Daguerre.

 

Primeira notícia sobre a fotografia, no jornal Gazette de France, em 6 de janeiro de 1939, anterior ao anúncio do governo francês

Primeira notícia sobre a fotografia, no jornal Gazette de France, em 6 de janeiro de 1939, anterior ao anúncio do governo francês

É exatamente por esse motivo que é possível vermos diversos eventos relacionados à fotografia no mês de agosto.

Dia Nacional da Fotografia

Ok, e dia 8 de janeiro? Então, é exatamente nesse ponto onde carecemos de fontes. A única data certa é de que a fotografia chegou ao Brasil no ano de 1840, portanto um ano após o anúncio do governo francês.

Segundo verbete da Enciclopédia do Itaú Cultural, os pioneiros Victor Frond, Marc Ferrez, Augusto Malta, Militão Augusto de Azevedo e José Christiano Júnior difundiram a fotografia entre 1840 e 1860 no País. Oficialmente, o primeiro fotógrafo brasileiro foi o imperador D. Pedro II, que recebeu um daguerreótipo do abade francês Louis Compte. O Dia Nacional da Fotografia seria, então, uma alusão ao dia em que Compte importou o aparelho ao Brasil, no dia 8 de janeiro de 1840.

Primeira foto registra no Brasil, por Louis Compte

Primeira foto registra no Brasil, pelo abade Louis Compte

Como não há fontes claras,  esse dia também pode ter sido nos dias 7, 9 ou 16 de janeiro. Além desses, no dia 8 de julho também é comemorado o Dia do Fotógrafo. A verdade é que dia 8 de janeiro é o mais aceito pelos brasileiros como Dia Nacional da Fotografia, então a todos aqueles que praticam a oitava arte: parabéns! Eternizar momentos, propor, difundir, subverter, revelar, denunciar, refletir. Parabéns a todos os profissionais que são capazes de transpor o que veem para a imagem!

Dia-Nacional-da-Fotografia

Comentar

Comentar

Deixe uma resposta